Aumentar produtividade nos tempos livres

O objectivo é gerir melhor o seu tempo e vencer os tempos mortos ocupando-se com novos projectos.

Lutar contra a procrastinação (Procrastinação é o adiamento de uma acção, deixar para amanhã o que podes fazer hoje) nem sempre é fácil quando nos sentamos em frente à televisão e a preguiça é tanta que preferimos ficar a contar as moscas ao invés de aproveitar o tempo disponível.

Vencer os tempos improdutivos para ter as coisas feitas pode conseguir-se aprendendo a procrastinar de forma produtiva, ocupando esses tempos mortos com projectos que nos satisfazem. Assim, quando estamos fartos das tarefas do quotidiano e só nos apetece tirar tempo para nós próprios, podemos tansformar esse tempo improdutivo num tempo que tiramos para nos dedicar a uma actividade que aumenta as nossas capacidades e nos permite aprender novas coisas de que gostamos, como desenhar, pintar, aprender a fazer um site, aprender a tocar um instrumento, ler livros didácticos, etc.

Pessoalmente, desisti de tentar fazer exactamente o que é suposto para passar a estar sempre a fazer alguma coisa. E esse é o ponto de reviravolta numa vida desperdiçada.

Se estás farto de estudar, ou de tratar da papelada para o trabalho e não fazes nada mais que adiar o momento em que realmente tratas do assunto, por que não fazes uma pausa e aproveitas esse tempo de luta interna? Assim, desenvolves novos potenciais que para além de te poderem vir a ser úteis no futuro, te deixam satisfeito e confiante.

Agora não deixes de lado o trabalho que realmente tens de realizar! Vai alternando entre uma tarefa e outra à medida que te vais fartando do projecto em que estás a trabalhar e assim irás tornar o tempo de procrastinação mais produtivo, acabando com tempos mortos e inúteis, o cancro da produtividade e da realização pessoal.

"Não existe felicidade senão na percepção de que realizámos alguma coisa"
Henry Ford


Curar a ressaca

Com as semanas académicas a chegar, já para não falar dos diversos motivos de festa que aparecem a toda a hora, como os Sábados à noite, todos nós gostamos de beber. Beber muito.

Lidar com a ressaca nem sempre é fácil.

Dor de cabeça, náuseas, cansaço são sintomas comuns nestes dias de Domingo.

Como lidar com o dia seguinte e curar a ressaca

Beber água: O álcool provoca desidratação nas células, daí toda aquela secura no dia seguinte. Beber muita água antes de deitar e quando se levantar irá repor a água que o seu organismo tanto lhe pede nestes dias.

Beber sumo de fruta:
As frutas contêm frutose, esta ajuda o corpo a eliminar mais depressa o álcool do sangue. Um sumo de fruta vai aliar as propriedades da fruta às da água, bem como refrescá-lo e ajudá-lo a descontrair se ainda juntar a isso uma boa esplanada com sol. Bolachas de água e sal com mel são também uma boa alternativa como fonte concentrada de frutose.
Tomar 1 analgésico:
Para lidar com a dor de cabeça, pode tomar uma Aspirina, Ibuprofeno ou outro analgésico que pode adquirir em qualquer farmácia.
Casca de Salgueiro é uma alternativa natural para quem prefere um analgésico orgânico
pois contém uma forma natural de salicilato, princípio activo da aspirina, que se vai libertando à medida que se mastiga a casca de salgueiro.

Beber caldos:
caldos feitos de Knorr ou Maggi, ou sopas caseiras, são o ideal para repor o sal e o potássio que o corpo perde quando se ingere bebidas alcoólicas.

Tomar vitamina B:
O corpo recorre à vitamina B quando está sob stress e beber causa stress no organismo. Uma cápsula de vitamina B ajuda a abreviar a ressaca.

Comer aminoácidos
Ingira muitas proteínas para repor os aminoácidos em falta no seu organismo.

Beber duas chávenas de café
O café actua como vasoconstritor, o que neste caso específico significa que vai diminuir o inchaço dos casos sanguíneos (que provoca a dor de cabeça). Não beba demais, não precisa do nervosismo do café a acompanhar a ressaca.

Comer uma boa refeição:
Se a conseguir segurar no estômago (pois às vezes isso é difícil como) uma refeição equilibrada é o ideal para repor no seu organismo os nutrientes perdidos na noite anterior.


Deixe ir curando com o tempo, pois é preciso tempo para o corpo se restabelecer. Se possível, aproveite o dia para estar mais relaxado e descontraído e durma bem.