Aumentar produtividade nos tempos livres

O objectivo é gerir melhor o seu tempo e vencer os tempos mortos ocupando-se com novos projectos.

Lutar contra a procrastinação (Procrastinação é o adiamento de uma acção, deixar para amanhã o que podes fazer hoje) nem sempre é fácil quando nos sentamos em frente à televisão e a preguiça é tanta que preferimos ficar a contar as moscas ao invés de aproveitar o tempo disponível.

Vencer os tempos improdutivos para ter as coisas feitas pode conseguir-se aprendendo a procrastinar de forma produtiva, ocupando esses tempos mortos com projectos que nos satisfazem. Assim, quando estamos fartos das tarefas do quotidiano e só nos apetece tirar tempo para nós próprios, podemos tansformar esse tempo improdutivo num tempo que tiramos para nos dedicar a uma actividade que aumenta as nossas capacidades e nos permite aprender novas coisas de que gostamos, como desenhar, pintar, aprender a fazer um site, aprender a tocar um instrumento, ler livros didácticos, etc.

Pessoalmente, desisti de tentar fazer exactamente o que é suposto para passar a estar sempre a fazer alguma coisa. E esse é o ponto de reviravolta numa vida desperdiçada.

Se estás farto de estudar, ou de tratar da papelada para o trabalho e não fazes nada mais que adiar o momento em que realmente tratas do assunto, por que não fazes uma pausa e aproveitas esse tempo de luta interna? Assim, desenvolves novos potenciais que para além de te poderem vir a ser úteis no futuro, te deixam satisfeito e confiante.

Agora não deixes de lado o trabalho que realmente tens de realizar! Vai alternando entre uma tarefa e outra à medida que te vais fartando do projecto em que estás a trabalhar e assim irás tornar o tempo de procrastinação mais produtivo, acabando com tempos mortos e inúteis, o cancro da produtividade e da realização pessoal.

"Não existe felicidade senão na percepção de que realizámos alguma coisa"
Henry Ford


Nenhum comentário:

Postar um comentário