Como abrir uma garrafa sem saca-rolhas

Já alguma vez lhe aconteceu estar a dar uma festinha ou a fazer um jantar em sua casa, onde quer servir uma garrafa de vinho, e não encontra ou não tem saca rolhas em casa? A mim também já.
Existem vários métodos para tirar a rolha de uma garrafa de vinho caso não tenha uma saca-rolhas à mão. Mas o mais fácil para mim é truque do parafuso.

Abrir uma garrafa com um parafuso:
Normalmente todos temos em casa um parafuso, uma chave de fendas ou uma faca e um alicate. Então basta enfiar o parafuso na rolha o máximo e mais ao centro possível, para evitar que a rolha se desfaça e deixarmos de ter onde perfurar com o parafuso. Depois com o alicate, ou algo semelhante, puxamos com força a rolha, como faríamos com o saca-rolhas.

Um método alternativo, caso não tenha um parafuso é empurrar a rolha para dentro, martelando a rolha com uma chave-de-fendas e um martelo por exemplo. Atenção! Caso utilize este método é aconselhável fazer primeiro um furo na rolha por onde passe o ar, pois a pressão que se cria dentro da garrafa ao empurrar a rolha para dentro pode fazer a garrafa partir.


Abrir uma garrafa com um sapato:
Pode abrir uma garrafa com o sapato da seguinte forma:
1 - Coloque a garrafa, em pé, dentro do sapato.
2 - Depois segure na garrafa e no sapato simultaneamente e encoste a sola do sapato na parede, com a garrafa, agora perpendicular à parede e com o fundo dentro do sapato.
3 - Bata com ambos simultaneamente na parede repetidamente. Isto fará uma onda de choque atravessar o interior da garrafa obrigando a que a rolha vá aos poucos sendo obrigada a sair.
4 - Quando a rolha estiver suficientemente saliente puxe-a, abrindo assim a garrafa.

É muito importante que utilize um sapato neste truque, pois ele irá amortecer o impacto da garrafa na parede, impedindo assim que o vidro da garrafa se parta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário